Já se perguntou se poderia ser aceito em uma das melhores universidades do mundo? Aqui nós trazemos alguns dos passos para entrar em Oxford.
1º - Conheça os arredores
Uma coisa muito importante: conhecer o clima e a cultura básica da cidade em que você vai ficar.
Clima: Oxford tem médias máximas de 14,6°C e mínimas de 6,9°. Chovendo mais de outubro a janeiro.
Moeda: Libra. Fique atento as taxas de câmbio e aos valores da moeda, que podem variar muito de um dia pra outro. Os principais bancos, atualmente, fazem câmbio de moedas até mesmo digitalmente.
Fuso Horário: é de 4 horas a frente do horário de Brasília.
Meio de transporte: o famoso é a bicicleta, já que a cidade é compacta.
2º - Agências
Se você optar pelas agências de intercâmbio, o que é mais prático, porém um pouco mais caro, pesquise bem!
Hoje em dia existem muitas e as mais famosas podem não oferecer as melhores condições, procure por avaliações de outros estudantes ou clientes, entre em contato e tire suas dúvidas com um atendente. Perguntar não custa nada!
3º - Cursos
Os cursos mais comuns são os de idiomas. Você pode escolher fazer um curso normal ou intensivo de idioma.
Mas outros cursos também podem ser oferecidos em especialidades, o melhor jeito de achar um curso especifico é entrar no site da instituição que você deseja e pesquisar.
A Universidade de Oxford, por exemplo, deixa seus cursos abertos ao público internacional em seu site, junto com preços e quais pontos o curso especifico aborda.
O primeiro passo, nesse caso, é fazer sua aplicação pelo formulário no site. Os participantes são escolhidos pela motivação e nível de Inglês, então seja verdadeiro e escreva sua aplicação com o coração. "What will make you a great Oxford Summer Courses student?" Essa é a pergunta que você terá que responder.
4º - Passaporte e documentação
Não recomendamos deixar para a última hora. Como o processo de fazer o passaporte está atrasado em todo o Brasil, faça com antecedência e depois deixe apenas para fazer o visto. Quando você é aprovado em um curso, a instituição emite uma declaração que pode ser usada para a justificativa do seu visto. O que o torna muito mais fácil.
Mas tenha em mãos os principais documentos e uma cópia de cada um, só em caso de problemas.
5º - Passagem de Avião
Se você não quer contratar uma agência, então terá que comprar a própria passagem. Fique atento as promoções de madrugada e compre com antecedência. Esses dois fatores podem fazer você economizar muito na hora das passagens.
6º - Chegada e adaptação
O lado positivo de contratar uma agência é que mais pessoas irão junto com você, assim, você terá mais apoio em caso de alguma dificuldade ou problema. Assim como a agência, junto a instituição, vão separar um tutor para ficar com você durante a duração do curso. O tutor tem o papel de ajudar com o idioma e com o curso, assim como apresentar a universidade e a cidade.
Sozinho você vai precisar ter sempre um mapa ligado no celular e pesquisar com antecedência. No caso de Oxford, o aluno que escolhe apenas um curso não tem direito a moradia estudantil, mas acima de dois cursos, você pode ficar na moradia que a universidade fornece, apenas consulte valores e possíveis taxas.
Essas são algumas dicas e passos para fazer um intercâmbio em Oxford. Lembrando que a universidade aceita estudantes de 15 a 25 anos. Os cursos são divididos pela faixa etária e nível de conhecimento, então se atente quando estiver pesquisando o curso que deseja fazer.
AULA EXPERIMENTAL
Já marcou a sua? É de graça e sem compromissos! Você pode presenciar uma aula de verdade e depois decidir continuar ou não!
Commentaires